home / Actividades / Pinceladas Divertidas!

Mai
27
2014
Pinceladas Divertidas!
Curso breve
Évora - Palácio do Vimioso - 14:30 às 16:30
*inscrição obrigatória

O tema dos pigmentos, aglutinantes e tintas será introduzido brevemente do ponto de vista teórico.

Os participantes irão depois observar pigmentos naturais e artificiais e prepararão em laboratórios dois pigmentos. Irão também estabelecer contacto com diferentes aglutinantes.

Com os materiais selecionados serão preparadas tintas a ser usadas pelos participantes em momentos criativos, na realização de pequenas composições.

Actividade Pinceladas Divertidas!
Tipo
Acção Singular
Natureza
Curso breve
Descrição

Desde os tempos pré-históricos o Homem sentiu necessidade de deixar a sua marca nos locais por onde passava. Possivelmente, o homem primitivo para sinalizar um percurso, uma fonte de alimentação ou de água ou mesmo um território, terá feito incisões e marcas em árvores ou rochas, usando pedras ou outros materiais semelhantes. Porém, a dada altura, terá verificado que o efeito desejado podia ser potenciado, usando meios como a água ou a saliva que aglutinavam os materiais colorantes... e assim nasceu a pintura!

As pinturas pré-históricas que sobreviveram até aos nossos dias estão frequentemente localizadas em cavernas ou em locais abrigados da exposição direta aos agentes climáticos e, em alguns casos, apresentam padrões de execução e sentido estético notáveis.

Os pigmentos, materiais inorgânicos que se apresentam sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante, são os principais constituintes das tintas usadas em pintura. Podem ser de origem natural ou artificial e foram usados desde sempre em simultâneo. Os pigmentos sintéticos são também conhecidos pelo Homem desde o Antigo Egipto (3000 a.C.) onde se preparou pela primeira vez um azul particular que tomou o nome do país: azul egípcio. No decurso dos tempos, novos pigmentos foram preparados, enriquecendo as paletes dos artistas. A síntese laboratorial, sobretudo a partir do último quartel do século XVIII com a revolução saída da química de Lavoisier e mais tarde, já nos séculos XIX e XX, com a química do crómio, do cobalto e do zinco, permitiram a produção de pigmentos em larga escala.

As tintas são obtidas por mistura de pigmentos e aglutinantes, os quais permitem que a tinta adira facilmente a uma superfície. Alguns dos aglutinantes naturais mais utilizados são o óleo de linhaça (semente do linho), o ovo e a goma arábica, enquanto resinas acrílicas e vinílicas são alguns dos aglutinantes sintéticos usados em tintas modernas.

Apesar dos avanços tecnológicos alcançados pelo Homem, na palete do artista contemporâneo continuam a conviver pigmentos usados pelos artistas do Paleolítico ou da Idade Média com os dos tempos modernos.

Se quiser saber mais...

  • A.J. Cruz (págs. 5-23) e A.E. Candeias (pág. 27-43), Pigmentos & Corantes Naturais: entre as Artes e as Ciências, Fundação Luís de Molina, Portugal, 2007.
  • J.M. Peixoto Cabral, História Breve dos pigmentos: 1- Da arte do homem pré-histórico, Química: Boletim da Sociedade Portuguesa de Química 62 (1996) 11-18.
  • A.J. Cruz, A matéria de que é feita a cor. Os pigmentos utilizados em pintura e a sua identificação e caracterização, 2008. Consultado em <http://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/a-materia-de-que-e-feita-a-cor.pdf>
  • A.J. Cruz, A Ciência e a Arte. <http://ciarte.no.sapo.pt/>
  • J.R. Barnett, Sarah Miller, Emma Pearce, Colour and art: A brief history of pigments, Optics & Laser Technology 38 (2006) 445–453.

Responsáveis: Teresa Ferreira, Cristina Dias, Ana Manhita, Milene Gil, Dora Teixeira

Organização: Laboratório HERCULES

Colaboração: Virgínia Andrade, Telma Ventura, Inês Ramos, Sara Jogo (alunas do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica da UÉ)

Público Alvo

Público em geral

Data limite de inscrição

26 Maio 2014

Inscrição

A inscrição pode ser feita na página Web da USTE/EPUÉ, por correio electrónico (utulioespanca@uevora.pt), através dos telefones (266 744 992 / 266 705 652) ou presencialmente, no Palácio do Vimioso (Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora);

Nota: A inscrição on-line exige o registo prévio no portal
Local Évora - Palácio do Vimioso
Hora 14:30 às 16:30
Parceiros
Condições de participação
 

Inscrição

Para se inscrever ou consultar o estado da sua inscrição tem de entrar ou registar-se.

Próximas actividades

Não existem actividades marcadas!