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O tema dos pigmentos, aglutinantes e tintas será introduzido brevemente do ponto de vista teórico.
Os participantes irão depois observar pigmentos naturais e artificiais e prepararão em laboratórios dois pigmentos. Irão também estabelecer contacto com diferentes aglutinantes.
Com os materiais selecionados serão preparadas tintas a ser usadas pelos participantes em momentos criativos, na realização de pequenas composições.
Actividade | Pinceladas Divertidas! |
Tipo |
Acção Singular
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Natureza |
Curso breve
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Descrição |
Desde os tempos pré-históricos o Homem sentiu necessidade de deixar a sua marca nos locais por onde passava. Possivelmente, o homem primitivo para sinalizar um percurso, uma fonte de alimentação ou de água ou mesmo um território, terá feito incisões e marcas em árvores ou rochas, usando pedras ou outros materiais semelhantes. Porém, a dada altura, terá verificado que o efeito desejado podia ser potenciado, usando meios como a água ou a saliva que aglutinavam os materiais colorantes... e assim nasceu a pintura! As pinturas pré-históricas que sobreviveram até aos nossos dias estão frequentemente localizadas em cavernas ou em locais abrigados da exposição direta aos agentes climáticos e, em alguns casos, apresentam padrões de execução e sentido estético notáveis. Os pigmentos, materiais inorgânicos que se apresentam sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante, são os principais constituintes das tintas usadas em pintura. Podem ser de origem natural ou artificial e foram usados desde sempre em simultâneo. Os pigmentos sintéticos são também conhecidos pelo Homem desde o Antigo Egipto (3000 a.C.) onde se preparou pela primeira vez um azul particular que tomou o nome do país: azul egípcio. No decurso dos tempos, novos pigmentos foram preparados, enriquecendo as paletes dos artistas. A síntese laboratorial, sobretudo a partir do último quartel do século XVIII com a revolução saída da química de Lavoisier e mais tarde, já nos séculos XIX e XX, com a química do crómio, do cobalto e do zinco, permitiram a produção de pigmentos em larga escala. As tintas são obtidas por mistura de pigmentos e aglutinantes, os quais permitem que a tinta adira facilmente a uma superfície. Alguns dos aglutinantes naturais mais utilizados são o óleo de linhaça (semente do linho), o ovo e a goma arábica, enquanto resinas acrílicas e vinílicas são alguns dos aglutinantes sintéticos usados em tintas modernas. Apesar dos avanços tecnológicos alcançados pelo Homem, na palete do artista contemporâneo continuam a conviver pigmentos usados pelos artistas do Paleolítico ou da Idade Média com os dos tempos modernos. Se quiser saber mais...
Responsáveis: Teresa Ferreira, Cristina Dias, Ana Manhita, Milene Gil, Dora Teixeira Organização: Laboratório HERCULES Colaboração: Virgínia Andrade, Telma Ventura, Inês Ramos, Sara Jogo (alunas do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica da UÉ) |
Público Alvo |
Público em geral |
Data limite de inscrição | 26 Maio 2014 |
Inscrição |
A inscrição pode ser feita na página Web da USTE/EPUÉ, por correio electrónico (utulioespanca@uevora.pt), através dos telefones (266 744 992 / 266 705 652) ou presencialmente, no Palácio do Vimioso (Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora); Nota: A inscrição on-line exige o registo prévio no portal |
Local | Évora - Palácio do Vimioso |
Hora | 14:30 às 16:30 |
Parceiros |
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