home / Actividades / "Xadrez!"

Jun
11
2010
"Xadrez!"
Tertúlia ECT
Évora - Intensidez Bibliocafé - 22:00
"Xadrez!"

ECT em tertúlia
à conversa com o Prof. Dr. Fernando Carapau da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

Actividade "Xadrez!"
Tipo
Acção Singular
Natureza
Tertúlia ECT
Descrição

À segunda Sexta-feira de cada mês realizar-se-à no Intensidez Bibliocafé, uma actividade intitulada “ECT em tertúlia”. Esta actividade pretende divulgar à população em geral o trabalho de investigação desenvolvido na ECT, promovendo a Cultura Científica de uma forma simples e descontraída.

XADREZ
Resumo
De acordo com a lenda, um jogo de guerra semelhante ao xadrez foi criado há aproximadamente dois mil anos atrás na Índia. Sofrendo ligeiras mudanças, efectuou uma longa jornada através do sul da Ásia Central, Pérsia e países Árabes do Médio Oriente até à Península Ibérica. No entanto, a versão hindu da origem do jogo de xadrez tornou-se conhecida dos europeus apenas em finais do século XVII.
O xadrez moderno teve a sua origem no século XV, no Mediterrâneo, tendo chegado aos dias de hoje registos de partidas realizadas nessa altura.
Trata-se de um jogo intelectual, nos moldes de uma guerra psicológica. De realçar que no século XVI, mais precisamente em 1512, o português Pedro Damião (natural de Odemira) publicou em Itália (provavelmente, quando o autor vivia em Roma, fugindo da Inquisição portuguesa) um dos primeiros tratados impressos sobre o xadrez, onde as regras utilizadas eram já as modernas.
Nos dias de hoje a sociedade reconhece a importância do ensino do xadrez no desenvolvimento das crianças e jovens ao longo da sua escolaridade. O ensino do xadrez tem sido objecto de estudo segundo as mais diferentes
abordagens: filosófica, sociológica, psicanalítica, psicológica e pedagógica. Trabalhos de investigação relacionados com jogos de estratégia têm apresentado resultados positivos, tanto em ambiente extra-escolar como em ambiente escolar. O xadrez é, por excelência, um jogo de estratégia e de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e cívico de um indivíduo e, como tal, devia ser uma DISCIPLINA OBRIGATÓRIA no Ensino Básico.
Os objectivos gerais desta comunicação são a transmissão das noções básicas e elementares do jogo do xadrez e ainda de alguns conceitos sólidos sobre esta modalidade.

Objectivos

Esta iniciativa tem como principais objectivos:

  • criar um grupo de cidadãos comuns interessados e activamente participantes na iniciativa, que apesar de não terem qualquer formação científica possam desenvolver o gosto pela aprendizagem da ciência como uma forma de promoção pessoal; “grupo de amigos da ECT”; cidadãos de Évora e do Alentejo, fundamentalmente que “contem” com a ECT para os ajudar em questões práticas das suas vidas, e.g. resposta a questões de foro científico, prestações de serviços (análises de águas, correcção de solos, instalação de software).
  • desenvolver uma relação de proximidade profissional e social entre os docentes, alunos e funcionários da UÉ, tendo a ECT como promotor;
  • promoção da Cultura Científica e Tecnológica;
  • criar uma mailing list da ECT; envio de convites para as tertúlias onde constem: UÉ: docentes, alunos, funcionários; Empresas; Comunicação Social; outras Universidades do país; notáveis; grupo de amigos
Responsáveis
Rita Fonseca

Professora Auxiliar da Universidade de Évora

Público Alvo

Público em geral

Local Évora - Intensidez Bibliocafé
Hora 22:00
Condições de participação
 

Inscrição

Para se inscrever ou consultar o estado da sua inscrição tem de entrar ou registar-se.

Próximas actividades

Não existem actividades marcadas!