home / Notícias / CIV 2013 - Curso Internacional de Verão

CIV 2013 - Curso Internacional de Verão

A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora organiza, de 04 a 07 de setembro de 2013, a III edição do seu Curso Internacional de Verão intitulado "Cidadania Europeia: perceções e desafios de um processo em (re)construção".

No momento em que se assinala o vigésimo aniversário da introdução da cidadania da União pelo Tratado de Maastricht, a Comissão Europeia designou o ano de 2013 como o "Ano Europeu dos Cidadãos", e a Escola de Ciências Sociais decidiu associar-se a esta celebração, promovendo um espaço de reflexão e debate científico sobre a cidadania europeia.

Privilegiando a abordagem multidisciplinar sobre a cidadania, e alicerçando-se a reflexão em conceitos como inclusão, intergeracionalidade, participação, multiculturalidade e cidadania ativa, o Curso destina-se a um público alargado: alunos universitários, do ensino secundário e das academias /Universidades séniores e público em geral.

O Curso decorrerá no Colégio do Espírito Santo / Universidade de Évora, sito no centro histórico da cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO, que oferece uma grande variedade de lugares para descobrir e visitar.

No âmbito do Curso de Verão realiza-se o III Congresso Internacional "Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições", aberto à participação de especialistas e interessados em divulgar os seus trabalhos/projetos. Todos os participantes do Curso estão igualmente convidados a apresentar comunicações no Congresso.

1) Curso: "Cidadania Europeia: perceções e desafios de um processo em (re)construção"

Modulo 1 - Modelos de construção europeia

Modulo 2 - Cidadania Ativa - perspetivas dos cidadãos, empresas e instituições

Modulo 3 - A Cidadania europeia - balanço possível e desafios futuros

Workshops: Perceções sobre a cidadania europeia

2) Congresso - "Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições "

Painéis Temáticos:

  • Dinâmicas territoriais inclusivas
  • Responsabilidade e cidadania organizacional
  • Desafios sociolinguísticos e culturais na construção do espaço europeu
  • Cultura política e identidade(s) nacional e europeia
  • Literacia da informação europeia e os direitos de cidadania

Informação complementar - www.civ.uevora.pt/

publicada a: 2013/07/12
 

Próximas actividades

Não existem actividades marcadas!