home / Notícias / Convite à participação

Convite à participação

Cara(o) Alentejana(o)

A Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora (USTE/EPUÉ) vai iniciar a sua actividade, neste mês de Abril.

Nos últimos meses, uma vasta equipa de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, amigos e parceiros da Universidade de Évora trabalhou intensamente, com um extraordinário desafio: criar, estruturar e colocar em funcionamento, ainda no presente ano lectivo 2009/2010, uma Escola Popular na Universidade de Évora que honrasse o trabalho e a memória de Túlio Espanca, nosso patrono, e contribuísse para reforçar os laços de comunicação e de diálogo com as(os) alentejanas(os) e o Alentejo. Este era o nosso desafio e esta é a realidade que, aqui, hoje, vos apresentamos!

Agora, o jogo está do seu lado! O que lhe solicitamos é que participe nas actividades que preparámos para si! Independentemente da sua idade, profissão, habilitação académica ou local de residência, participe! Todas as actividades serão gratuitas e abertas a todos(as). Apenas a capacidade dos espaços ou dos materiais didácticos limitarão o acesso às actividades de aprendizagem.

Assista às conferências que organizámos; entre e participe nas aulas da Universidade de Évora em que lhe abrimos as portas; frequente os cursos breves que irão ocorrer; acompanhe-nos nas actividades que decorrerão nos diferentes concelhos do Alentejo, em parceria com as instituições locais; venha realizar e compreender as experiências científicas que montámos para si; dê-nos sugestões de actividades em que gostaria de participar; acompanhe-nos nas visitas de estudo que organizámos pelo nossa região; disponibilize-se para ensinar o que sabe; venha conhecer novos amigos e conviver. Em resumo, venha aprender pelo mais nobre motivo: o prazer de aprender!

Neste momento inicial, sentimos uma enorme expectativa e um forte desejo que este novo projecto da Universidade de Évora resulte e se torne numa iniciativa verdadeiramente alentejana, envolvendo os alentejanos e abrindo novas possibilidades de educação a todos os que desejem aprender pelo único motivo de gostarem de aprender.

Por último, neste momento inicial, um agradecimento mínimo, mas fundamental: Muito Obrigado a todos(as) os(as) que colaboraram no nascimento da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora. Aos nossos parceiros institucionais, aos membros da equipa, aos voluntários pioneiros, aos estudantes participantes e aos muitos alentejanos que nos foram contactando, dando ideias e incentivo. Obrigado a todos(as)!

Agora, só resta fazer uma coisa: Aprender! Aprenderem todos, tudo, em todo o tempo, de todas as maneiras!

Bravo Nico
Director da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular Túlio Espanca