home / Notícias / Educação Comunitária em foco na Rádio Telefonia do Alentejo

Educação Comunitária em foco na Rádio Telefonia do Alentejo

No âmbito do projecto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário”, promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, irá realizar-se um conjunto de programas radiofónicos, na RTA, acerca de diferentes dimensões da Educação Comunitária.

O Ciclo de Entrevistas sobre Educação Comunitária – concretizado através de uma parceria com a Rádio Telefonia do Alentejo e o Centro Unesco Aldeia das Ciências (na pessoa do Dr. Aires de Carvalho) – tem, como objectivo, dar a conhecer, à comunidade, os trabalhos e o conhecimento adquirido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Educação, da Universidade de Évora, em algumas unidades curriculares, nomeadamente na disciplina de Educação Comunitária. Para o efeito, sete estudantes foram para a realidade da comunidade local identificar e conhecer projectos que promovem a valorização das diferentes dimensões da vida das pessoas (trabalho, lazer, cultura, voluntariado, família, saúde, economia familiar, educação não formal e a participação).

As entrevistas na rádio serão, assim, conversas entre as alunas e os responsáveis das instituições em torno de temáticas como: a educação financeira, educação para a inclusão, educação ambiental, educação para a participação social, educação para a cidadania, educação para a saúde mental e educação para o desenvolvimento sustentável.

As emissões na RTA ocorrem nos primeiros sábados de cada mês entre as 14 e as 15 horas (com repetição da emissão na 4.ª feira seguinte, entre as 23 e as 24h).

O Ciclo de Entrevistas sobre Educação Comunitária é uma iniciativa enquadrada no projeto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário” promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e é coordenado cientificamente pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico. Conta, ainda, com a parceria formal da Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede e do grupo de comunicação social Diário do Sul.

Para ouvir e aprender um pouco mais, basta sintonizar a Rádio Telefonia do Alentejo em 103.2 MHz

Ciclo de Entrevistas

Descarregue o cartaz/programa