home / Notícias / Educação Comunitária na Universidade de Évora: o Caso de Odemira

Educação Comunitária na Universidade de Évora: o Caso de Odemira

Conferência II
IV Ciclo de Conferências sobre Educação Comunitária

EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA,

COM O CASO DE ODEMIRA

Decorreu, no passado dia 15 de Abril de 2012, no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora), a segunda Conferência, no âmbito do IV Ciclo de Conferências em Educação Comunitária.

A Conferência é uma aula aberta a toda a comunidade e inscreve-se nas actividades das unidades curriculares de Educação e Desenvolvimento Local/Educação de Adultos: Questões Actuais (Licenciatura em Ciências da Educação) e de Teoria e Prática da Educação Comunitária e Sistemas de Creditação e Transferência de Aprendizagens (Mestrado em Ciências da Educação/Especialização em Educação Comunitária). O Ciclo de Conferências conta com a parceria da Universidade Popular Túlio Espanca, unidade científica e pedagógica da Universidade de Évora.

Na sessão de abertura estiveram presentes, a Directora do Departamento de Pedagogia e Educação (Prof.ª Ana Paula Canavarro), os professores responsáveis pela organização do Ciclo de Conferências (Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico) e o orador convidado, Dr. Hélder Guerreiro, Vice-Presidente e Vereador dos pelouros da Educação, Cultura, Desporto, Desenvolvimento Económico e Ambiente, na Câmara Municipal de Odemira.

O tema em análise e discussão foi “Educação e Desenvolvimento Local: o caso de Odemira”.

Para além da caracterizarão geográfica, social, cultural, económica e social do concelho de Odemira, foram apresentados os princípios que regem a actuação da autarquia nas diversas áreas (educativa, cultural, social,…); (i) o princípio da participação de todos, a escola enquanto recurso do território (entendido como recurso imaterial, âncora do território e um motor de desenvolvimento); (ii) a importância da “abertura da porta da sala de aula” como meio de articulação com a comunidade e de estreita colaboração entre todos os agentes; (iii) a formação de cidadãos “activos, informados e ‘incomodativos’”.

No final, houve um espaço de debate, tendo sido abordadas questões como a diversidade cultural e linguística existente no concelho e nas escolas, a importância das medidas de política de educação de adultos, nos últimos anos, através da Iniciativa Novas Oportunidades e a “importância da legitimação da opinião dos jovens” enquanto elementos que devem ter a oportunidade de participar, intervir e agir em prol do desenvolvimento do concelho, contrariando a desertificação e o abandono que tendem a caracterizar os concelhos do interior alentejano.

A próxima Conferência decorrerá no dia 13 de Maio, sob a temática “O Empreendedorismo na Educação” e contará com a presença de Brena Catalão e Leonardo Direitinho (Sócio Gerentes da Empresa Leonardo Direitinho).

publicada a: 2013/04/16