home / Notícias / Habitantes da Freguesia dos Canaviais visitam e aprendem sobre Município de Reguengos de Monsaraz

Um grupo de cinco dezenas de cidadãos da Freguesia dos Canaviais, participou a 18 de setembro de 2015, numa visita de estudo a vários pontos do concelho de Reguengos de Monsaraz. Monsaraz e o seu povoado secular, o milenar Cromeleque de Xarez, o velho Lagar do Telheiro, hoje transformado em restaurante-museu, e a adega Carmim, em Reguengos de Monsaraz foram os pontos visitados.

A Universidade Popular Túlio Espanca associou-se a esta ação promovida pela Junta de Freguesia dos Canaviais, através da preparação de uma ação de preparação para os participantes aprenderem previamente sobre os locais que iriam visitar. História, métodos de produção de azeite e vinho e a importância do Alqueva para a região Alentejo foram as temáticas abordadas na sessão.

A Universidade Popular Túlio Espanca leva, desta forma, o conhecimento académico do interior da academia para a população alentejana.

O presente projeto enquadra-se no âmbito do projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário», financiado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações/Projetos de Desenvolvimento do Ensino Superior. O projeto é coordenado pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico, conta com dois Bolseiros de Investigação (Mestres Antónia Tobias e João Barnabé) e tem a parceria formal da Escola Comunitária de São Miguel de Machede/SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário, do grupo de comunicação social Diário do SUL e da Associação de Moradores do Bairro de Almeirim.

publicada a: 2015/09/22