home / Notícias / Iniciativa da Universidade Popular Túlio Espanca: Visita de Estudo a Badajoz

Iniciativa da Universidade Popular Túlio Espanca: Visita de Estudo a Badajoz

janelas curriculares de educação popular

Cerca de 100 estudantes da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ), acompanhados por estudantes dos Cursos de Licenciatura e de Doutoramento em Ciências da Educação da UÉ concretizaram uma visita de estudo a Badajoz, guiados por duas estudantes da Universidade da Extremadura que se encontram na Universidade de Évora, ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS.

Na deslocação a Badajoz estiveram presentes participantes dos pólos da UPTE/UÉ de Alandroal, Canaviais, Portel, Viana do Alentejo e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede que tiveram oportunidade de visitar a Universidade de Extremadura e realizar um circuito pedestre pelo centro histórico de Badajoz.

Esta iniciativa inscreveu-se no âmbito da unidade curricular de Educação de Adultos da licenciatura em Ciências da Educação, lecionada pela Professora Lurdes Pratas Nico, sendo considerada uma «janela curricular de educação popular».

De acordo com o Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, Professor Bravo Nico, esta iniciativa contou com duas fases: uma sessão de preparação, que decorreu na Universidade de Évora, no dia 22 de Abril de 2016 – sessão que contou com a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – e a visita em concreto, agora realizada. Ao longo da preparação e concretização da visita de estudo, participaram estudantes de formação inicial da Universidade de Évora que, dessa forma, tiveram a oportunidade de concretizar, na prática, as aprendizagens teóricas realizadas nas aulas o que, de acordo com aquele responsável, tem um valor mais significativo na formação dos estudantes.

A Visita de Estudo a Badajoz inscreveu-se no contexto do projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário» que é promovido pela UPTE/UÉ, apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e que conta com a parceria da SUÃO/Escola Comunitária de São Miguel de Machede e do Diário do SUL.

publicada a: 2016/05/19