home / Notícias / O dia da Universidade Popular Túlio Espanca comemora-se no próximo dia 18 novembro

A Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE) comemora, a 18 de Novembro de 2015, o seu dia, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

O programa conta com uma visita guiada a alguns dos espaços mais nobres do Colégio do Espírito Santo, onde serão revisitados episódios da história secular da Universidade, bem como aspetos do quotidiano da academia eborense.

Segue-se a sessão de abertura, pelas 15h, que contará com intervenções da Reitora da Universidade de Évora, Prof. Doutora Ana Costa Freitas, do Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, Prof. Doutor Bravo Nico e dos autarcas em que a UPTE possui polos: Dr.ª Mariana Chilra (Presidente da Câmara Municipal do Alandroal); Dr. José Grilo (Presidente da Câmara Municipal de Portel); Dr. Bengalinha Pinto (Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo).

O programa prossegue com uma apresentação sobre o Projeto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário”, que será realizado pela Profª Doutora Lurdes Pratas Nico, um dos coordenadores científicos do mesmo, e pelo Dr. João Barnabé, bolseiro de investigação do projeto.

Este projetofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações / Projetos de Desenvolvimento do Ensino Superior – assume, como finalidade principal, proporcionar aos estudantes da Universidade de Évora, através da sua participação em projetos educativos da Universidade Popular Túlio Espanca/UPTE, oportunidades de conceber, planificar e concretizar projetos de educação não formal abertos à participação da população do Alentejo, decorrentes da mobilização do conhecimento e da competência científica, cultural, técnica e tecnológica oriundos da respetiva formação académica e enquadrados, sempre que possível, no âmbito dos planeamentos didáticos das unidades curriculares frequentadas.

O dia da Universidade Popular Túlio Espanca termina com a apresentação, pelos polos do Alandroal, Portel e Viana do Alentejo, de uma síntese da sua atividade e de um momento cultural.

publicada a: 2015/10/18