home / Notícias / Pólos da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE) preparam atividades para o ano 2016

No sentido de preparar a atividade educacional da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE), têm vindo a realizar-se reuniões de trabalho em cada um dos pólos desta instituição, que se localizam em Alandroal, Portel e Viana do Alentejo.

Nestas reuniões, por parte da UPTE, participaram o seu Diretor, Prof. Bravo Nico e a Prof.ª Lurdes Pratas Nico (Coordenadora Científica e Pedagógica do Projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário»). Por parte dos pólos da UPTE, estiveram presentes os Presidentes das Câmaras Municipais parceiras e promotoras de cada um dos 3 Pólos: Dra. Mariana Chilra (Câmara Municipal de Alandroal), Dr. Bengalinha Pinto (Câmara Municipal de Viana do Alentejo) e Dr. José Grilo (Câmara Municipal de Portel) e os Coordenadores de cada um dos pólos Dr.ª Elisabete Galhardas (Alandroal), Dr.ª Elsa Beijinha (Portel) e Dr. João Antunes (Viana do Alentejo).

Estas reuniões de trabalho tiveram, como objectivo principal, conhecer, mais detalhadamente, os projetos desenvolvidos em cada pólo e planificar as atividades a promover no ano 2016 (em Viana do Alentejo visitou-se, ainda, a sede do Pólo que está instalado numa antiga Escola Primária e, em Portel, pudemos assistir a uma demonstração de dança no Auditório Municipal).

Algumas das atividades serão desenvolvidas no âmbito do projeto mais recente da UPTE denominado “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário”, que é financiado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Qualificação Novas Gerações) e que conta com a parceria formal da Escola Comunitária de São Miguel de Machede/Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitária e do Grupo de Comunicação Diário do SUL.

Criada em 2009, a Universidade Popular Túlio Espanca tem desenvolvido projetos de educação não formal e de perfil intergeracional e conta, atualmente, com mais de um milhar de participantes que frequentam as múltiplas atividades promovidas em Évora, Alandroal, Portel, Viana do Alentejo e São Miguel de Machede.

fotosreunioes_
publicada a: 2016/02/23