home / Notícias / Projeto Transforma Aprendizagens Académicas em Oportunidades de Educação Popular Abertas a Toda a População

A Universidade Popular Túlio Espanca está a lançar o desafio aos investigadores, docentes e estudantes da Universidade de Évora para conceberem e materializarem projetos de educação não formal para a população alentejana e que resultem da sua atividade académica.

“Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário” é o nome deste programa que pretende valorizar, simultaneamente, o trabalho científico e cultural realizado na academia e os conhecimentos e competências da comunidade, através da partilha de experiências de aprendizagem, em contexto real de educação popular.

Para os estudantes, este projecto pressupõe que é vantajosa a substituição ou articulação de alguns instrumentos didáticos e de avaliação pela participação em atividades onde possam ser aplicados os conhecimentos adquiridos dentro das paredes da sala de aula. Esta participação enriquece também um leque de competências normalmente ausentes dos currículos académicos e que podem ser valorizadas no futuro em contexto profissional.

A transferência dos saberes académicos para a sociedade permite a extensão do conhecimento a um público que, normalmente, não frequenta o contexto universitário. Por isso, estas janelas curriculares são também oportunidades para os estudantes universitários e para a comunidade que têm aqui uma possibilidade para adquirir novas competências relevantes para a sua vida.

Para mais informações contacte a Universidade Popular Túlio Espanca através do correio eletrónico utulioespanca@uevora.pt, ou presencialmente no Gabinete 0.13 do Colégio Pedro da Fonseca.

Coordenado pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico e contando com dois Bolseiros de Investigação (Mestres Antónia Tobias e João Barnabé), este projeto é financiado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações / Projetos de Desenvolvimento do Ensino Superior e conta com a parceria formal da SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário e do grupo de comunicação social Diário do SUL.

publicada a: 2015/03/05