home / Notícias / Seminário Os Desafios da Aprendizagem ao Longo da Vida no Alentejo

Seminário Os Desafios da Aprendizagem ao Longo da Vida no Alentejo

Ciclo de Iniciativas em Educação Comunitária/
Projecto Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo (FCT/CIEP)

Realizou-se, no dia 28 de Maio de 2012, no Auditório da Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA), o Seminário Os desafios da Aprendizagem ao Longo da Vida no Alentejo.

A iniciativa inscreveu-se no âmbito do projecto de investigação “As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo”, que é coordenado pelos Professores Bravo Nico (Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora/CIEP-UE) e Lurdes Pratas Nico (Direcção Regional de Educação do Alentejo/DREA) e que conta com a parceria formal da Direcção Regional de Educação do Alentejo, Escola Popular da Universidade de Évora/Universidade Sénior Túlio Espanca (EPTE), SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário, Fundação Alentejo, Terras Dentro, Rota do Guadiana, ESDIME, ADL, IEFP e Diário do SUL.

Participaram no Seminário o Prof. Gonçalo Xufre Silva, Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), a Dra. Margarida Cardoso, representante da Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) e representantes das Escolas EBI/JI de Portagem /Marvão, Secundária de Montemor-o-Novo, Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e Secundária Padre António Macedo de Vila Nova de Santo André/Santiago do Cacém.

Ao longo do dia, foram apresentados: (i) os resultados parciais do projecto de investigação referido; (ii) as novas linhas políticas para a educação e formação de jovens e adultos, por parte da ANQ EP; (iii) vários exemplos de projectos de aprendizagem ao longo da vida promovidos por escolas do Alentejo; (iv) a experiência da Agência Nacional da Aprendizagem ao Longo da Vida.

Patrocinaram este Seminário a DELTA Cafés e a Padaria/Pastelaria RICO DOCE.

Estiveram presentes cerca de duas centenas de participantes, no âmbito dos quais se encontravam professores e técnicos de educação, autarcas e estudantes.

publicada a: 2012/05/30