home / Notícias / Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora Celebrou Dia do Pólo de Alandroal

No passado dia 20 de Janeiro de 2016, celebrou-se o Dia da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE)/Pólo de Alandroal, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Alandroal e que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre as quais «estudantes», «professores» e colaboradores dos pólos daquela instituição em Alandroal, Portel e Viana do Alentejo e também da Escola Comunitária de São Miguel de Machede.

A manhã iniciou-se no Terminal Rodoviário, com a receção dos participantes, por parte da Tuna Académica do Pólo de Alandroal da UPTE, seguindo-se uma Visita de Estudo ao Castelo de Alandroal e à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e terminando com almoço/convívio, no salão dos Bombeiros de Alandroal, num momento de grande confraternização.

Durante a tarde, ocorreu uma sessão cultural, no Fórum Cultural e Transfronteiriço (com lotação completamente esgotada) daquela vila alentejana, durante a qual atuaram os grupos de Teatro dos Pólos de Alandroal e de Portel e ocorreu uma demonstração do Clube de Saúde Sénior do Pólo de Viana do Alentejo.

Na Sessão de Boas Vindas, a Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Dr.ª Mariana Chilra, teve a oportunidade de receber os participantes e de descrever, de forma sintética, o que tem sido a evolução do projeto do Pólo de Alandroal da UPTE, nomeadamente a crescente adesão de pessoas de todas as idades às diferentes atividades de educação não formal disponibilizadas à população.

Na mesma sessão, o Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE), Professor Bravo Nico, destacou o trabalho dos Pólos de Alandroal, Portel e Viana do Alentejo da UPTE (e o apoio extraordinário dos municípios respetivos), na construção de oportunidades de acesso à Educação, para um número muito significativo de pessoas, que ultrapassa já um milhar e onde se encontram «estudantes» de todas as idades e de todas as circunstâncias sociais e culturais.

De acordo com o mesmo responsável, no presente ano letivo, ocorrerão mais 2 iniciativas equivalentes (em Portel e Viana do Alentejo) e realizar-se-á o I Curso de Formação em Educação Popular e Comunitária destinado aos formadores e monitores da Universidade Popular Túlio Espanca.

Dia do Pólo de Alandroal
publicada a: 2016/01/21