home / Notícias / Universidade de Évora leva o «Mundo que tem dentro de si» a São Miguel de Machede

No domingo, dia 15 de Novembro de 2015, um grupo de estudantes brasileiros da Universidade de Évora organizou uma palestra na Escola Comunitária de São Miguel de Machede, na qual deu a conhecer o seu país (Brasil) aos participantes na iniciativa.

A sessão – integrada no âmbito da atividade da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, em parceria com a SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Miguel de Machede – foi preparada e organizada por um grupo de estudantes brasileiros que frequentam a academia eborense, através de programas de mobilidade internacional, e foi enquadrada pela Professora Lurdes Pratas Nico, na unidade curricular de Educação Comunitária do curso de Licenciatura em Ciências da Educação.

Ao longo de mais de duas horas, os estudantes internacionais da Universidade de Évora apresentaram o seu país e as suas cidades e a «viagem» trilhou caminhos que levaram os micaelenses a lugares como Campinas, São Paulo, Angra dos Reis, Rio Grande do Sul, Ribeirão Preto, entre outros.

Na segunda parte da palestra, intervieram outros estudantes da Universidade de Évora, com origens tão diversas como são Angola, Guiné-Bissau ou Geórgia. Participaram, ainda, alguns micaelenses que já visitaram o Brasil ou que, sendo brasileiros, residem, no presente, em São Miguel de Machede.

No final da sessão, ocorreu um convívio entre todos, tendo sido realçado, pelos jovens estudantes, o enorme prazer em terem participado nesta iniciativa conjunta da Universidade Popular Túlio Espanca e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede.

De acordo com o Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede, o Professor Bravo Nico, esta iniciativa – inédita na academia eborense – foi uma ótima experiência de aprendizagem para os estudantes que nela participaram e uma boa oportunidade de contacto intercultural e intergeracional entre todos os participantes.

Esta palestra enquadrou-se no âmbito do projeto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário”, financiado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações / Projetos de Desenvolvimento do Ensino Superior e conta com a parceria formal da SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário e do grupo de comunicação social Diário do SUL.

Financiamento
fotos_15112015