À segunda Sexta-feira de cada mês realizar-se-à no Intensidez Bibliocafé, uma actividade intitulada “ECT em tertúlia”. Esta actividade pretende divulgar à população em geral o trabalho de investigação desenvolvido na ECT, promovendo a Cultura Científica de uma forma simples e descontraída.
XADREZ
Resumo
De acordo com a lenda, um jogo de guerra semelhante ao xadrez foi criado há aproximadamente dois mil anos atrás na Índia. Sofrendo ligeiras mudanças, efectuou uma longa jornada através do sul da Ásia Central, Pérsia e países Árabes do Médio Oriente até à Península Ibérica. No entanto, a versão hindu da origem do jogo de xadrez tornou-se conhecida dos europeus apenas em finais do século XVII.
O xadrez moderno teve a sua origem no século XV, no Mediterrâneo, tendo chegado aos dias de hoje registos de partidas realizadas nessa altura.
Trata-se de um jogo intelectual, nos moldes de uma guerra psicológica. De realçar que no século XVI, mais precisamente em 1512, o português Pedro Damião (natural de Odemira) publicou em Itália (provavelmente, quando o autor vivia em Roma, fugindo da Inquisição portuguesa) um dos primeiros tratados impressos sobre o xadrez, onde as regras utilizadas eram já as modernas.
Nos dias de hoje a sociedade reconhece a importância do ensino do xadrez no desenvolvimento das crianças e jovens ao longo da sua escolaridade. O ensino do xadrez tem sido objecto de estudo segundo as mais diferentes
abordagens: filosófica, sociológica, psicanalítica, psicológica e pedagógica. Trabalhos de investigação relacionados com jogos de estratégia têm apresentado resultados positivos, tanto em ambiente extra-escolar como em ambiente escolar. O xadrez é, por excelência, um jogo de estratégia e de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e cívico de um indivíduo e, como tal, devia ser uma DISCIPLINA OBRIGATÓRIA no Ensino Básico. Os objectivos gerais desta comunicação são a transmissão das noções básicas e elementares do jogo do xadrez e ainda de alguns conceitos sólidos sobre esta modalidade. |