home / Actividades / 8º UE Challenge - 1º Raid dos Mármores

8º UE Challenge - 1º Raid dos Mármores
8º UE Challenge - 1º Raid dos Mármores

Competição de actividades relacionadas com Desportos de Aventura e Exploração da Natureza, disputada em três etapas com a duração de dois dias.

Dois dias e uma noite de aventuras, animação, convívio e multiactividades...

Actividade 8º UE Challenge - 1º Raid dos Mármores
Outro Formato

No lançamento de mais um U.E. Challenge, muitas são as novidades:

• O evento decorrerá este ano num novo local - Anticlinal dos Mármores (a prova percorrerá 5 concelhos: Sousel, Estremoz, Alandroal, Borba e Vila Viçosa).
  • Este ano o evento vai finalmente CRESCER para 300 participantes (ou seja, 75 EQUIPAS de 4 elementos)
  • Em termos das características que têm tornado este evento um sucesso, mantêm-se todas: duas classificações distintas (Challenge Pedestre e Challenge BTT), muita diversidade de provas, uma filosofia de "soft-challenge" (pouca predominância da exigência física e muita, muita animação)!!
  • Não percam tempo a inscrever a vossa equipa pois como sempre tem acontecido o limite de participantes é rapidamente atingido!!
Objectivos

O “8º U.E. Challenge / 1º Raid dos Mármores” consiste numa competição de desportos de aventura e exploração da natureza, para equipas de 4 elementos (obrigatoriamente mistas), disputada em três etapas com a duração de dois dias, incluindo uma etapa nocturna.

Competem dois rankings em simultâneo, em função do meio de deslocação escolhido (Challenge BTT e Challenge pedestre), com classificações e prémios diferentes.

Cada etapa tem como base percursos de orientação, nos quais existem diversos pontos de controlo, constituídos por estações com actividades a desenvolver (envolvendo desporto, natureza e património) ou unicamente balizas de orientação para controlar.

Pode-se optar por participar na totalidade das etapas ou, numa perspectiva mais lúdica, ir apenas às etapas desejadas (a etapa-rainha, no Domingo, é a mais concorrida, por motivos óbvios...).

A prova conta com a participação de até 75 equipas, para um total, nesta oitava edição, de 300 participantes.

As equipas podem pernoitar, em regime de acampamento, no parque municipal de piscinas de Vila Viçosa (Coordenadas GPS: N38º46’38.98”, W7º25’19.29”)

Calendarização e horário

DIA 29 DE MAIO, SÁBADO:
10h00: Sousel (Praça República) (Coord. GPS: N38º57’09.45”, W7º40’31.23”)
10h30: Início da 1ª Etapa (Etapa em linha – pedestre ou BTT)
12h30: Final da 1ª Etapa.
14h30: Estremoz (Rossio Marquês Pombal).
15h00: Início da 2ª Etapa – Orientação Urbana com multiactividades; (Coord.GPS N38º50’33.79”, W7º35’09.56”)
20h30: Alandroal (Castelo) - Jantar conjunto (Coordenadas GPS: N38º42’06.96”, W7º24’12.92”)
22h30: Assalto ao Castelo + Espectáculo musical
DIA 30 DE MAIO, DOMINGO:
09h30: Borba (Praça República) (Coordenadas GPS: N38º48’22.24” W7º27’13.58”)
Início da 3ª Etapa – Etapa Rainha

MAIS INFORMAÇÕES:

www.uechallenge.weebly.com
www.desafiosul.pt
8uechallenge@gmail.com

Armando Manuel Mendonça Raimundo

Professor Auxiliar da Universidade de Évora

Para todos

Local Anticlinal dos Mármores -Concelhos:Sousel, Estremoz, Alandroal, Borba e Vila Viçosa - Sousel, Estremoz, Alandroal, Borba e Vila Viçosa
Parceiros
Proto-Departamento de Desporto e Saúde da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Desafio Sul - Actividades de Aevntura, Unipessoal Lda
Câmara Municipal de Estremoz
Câmara Municipal de Borba
Câmara Municipal de Vila Viçosa
Condições de participação

Inscrição

Para se inscrever ou consultar o estado da sua inscrição tem de entrar ou registar-se.