home / Actividades / À Descoberta da Ciência e da Tecnologia... no Departamento de Física da Universidade de Évora

2010
Visita Guiada
Évora - CLAV e Colégio da Mitra - 9:30
*inscrição obrigatória
Departamento de Física da Universidade de Évora

As tecnologias emergentes encontram-se na interface entre a Física e as Ciências da Engenharia. Para responder aos desafios destas áreas interdisciplinares, o Departamento de Física (DF) da Universidade de Évora, a par do compromisso com os ensinos que ministra e com a Investigação e Desenvolvimento (I&D) que promove, mantém, desde a sua formação, uma dinâmica de incentivo, apoio e valorização a todas as iniciativas de divulgação científica nas áreas da sua esfera de acção. Essas iniciativas envolvem a interacção entre os Professores/Investigadores e o público, através de actividades, como seminários, workshops, demonstrações experimentais, desenvolvimento de protótipos didácticos, produção de artigos de divulgação, livros e outros documentos multimédia.

Actividade À Descoberta da Ciência e da Tecnologia... no Departamento de Física da Universidade de Évora
Visita de Estudo
Natureza
Visita Guiada
Descrição

A visita da Universidade Sénior Túlio Espanca inclui uma apresentação sobre o DF e sua actividade pedagógica e de investigação, recursos que dispõe e os centros de investigação onde participa; visitas a alguns Laboratórios de Ensino e de Investigação, assim como a a outras estruturas de investigação, guiadas por investigadores que neles trabalham. Em particular nesta actividade, estarão em foco temas como: “Clima e alterações climáticas”, com visita ao observatório de Física da atmosfera do Centro de Geofísica de Évora, onde se medem os parâmetros físicos que permitem modelar o clima e suas alterações; “Os sismos”, com visita a uma estação sismológica; “energias renováveis”, com visita a um parque onde se experimentam tecnologias para a conversão de várias destas formas de energia.

Programa

9:30 - Recepção no Laboratório de Física, com uma breve apresentação sobre a nossa actividade científica;

10:15 - Visita ao observatório de Física da Atmosfera

10:45 - Partida para a Mitra

11:00 - Visita à estação sismológica da Mitra;

11:30- Deslocação a pé e visita ao parque de Energias Renováveis;

12:30- Fim da visita.

Responsáveis
Bento António Fialho Caeiro Caldeira

Professor Auxiliar do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora

Público em geral

Requisitos de participação

Nº máximo de participantes (15)

Data limite de inscrição

23 Novembro 2010

Inscrição

A inscrição pode ser feita na página Web da USTE/EPUÉ, por correio electrónico (utulioespanca@uevora.pt), através dos telefones (266 744 992 / 266 705 652) ou presencialmente, no Palácio do Vimioso (Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora);

Nota: A inscrição on-line exige o registo prévio no portal
Local Évora - CLAV e Colégio da Mitra
Hora 9:30
Parceiros
Condições de participação

Inscrição

Para se inscrever ou consultar o estado da sua inscrição tem de entrar ou registar-se.