home / Actividades / Jogos Matemáticos II

Mai
29
2012
Jun
06
2012
Jogos Matemáticos II
Curso breve
Évora - Universidade de Évora - Palácio Vimioso - Sala 030 - 14:00 às 17:00
Jogos Matemáticos II

O acto de jogar desde muito cedo acompanhou a civilização. Normalmente, este termo é usado para descrever duas actividades distintas: a brincadeira, desenvolvida a partir de um conjunto de acções sem regras fixas, e o jogo propriamente dito, onde as regras são essenciais na sua definição.

Análise, regras e estratégias básicas de alguns jogos:

“Konane”, "Rastros”, “Gatos e Cães”, “Avanço”

Actividade Jogos Matemáticos II
Tipo
Acção Singular
Natureza
Curso breve
Descrição

Os jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse e fascinação desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos. O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e um dos temas em que se conjugam facilmente o interesse de amadores e profissionais, de cidadãos vulgares e eminentes matemáticos. Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didáctico.

Em Portugal os jogos têm recebido atenção crescente nos últimos anos, o que se reflecte na existência de um Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, na produção de várias exposições e ainda na realização de encontros científicos e publicação de trabalhos académicos.

Objectivos a atingir

Pretende-se o conhecimento das regras de alguns jogos matemáticos de tabuleiro interessantes; o conhecimento de algumas estratégias básicas relativas a esses jogos; desenvolver conhecimentos, aprendizagens e destrezas que se constroem quando se joga, por exemplo, destrezas motoras, rapidez de decisão, velocidade de raciocínio, solidariedade, imaginação, criatividade e a capacidade de criar estratégias; a sensibilização para o potencial que a prática destes jogos pode trazer para o desenvolvimento de aptidões matemáticas e certo tipo de processos mentais.
Conteúdos

  • Introdução, enquadramento histórico, importância dos Jogos Matemáticos.
  • Análise do jogo “Konane”.
  • Análise do jogo “Rastros”, regras do jogo, estratégias básicas.
  • Análise do jogo “Gatos e Cães”, regras do jogo, estratégias básicas.
  • Análise do jogo “Avanço”, regras do jogo, estratégias básicas.
  • Análise, regras e estratégias básicas de outros jogos que se decida introduzir.

Referências bibliográficas

  • João Pedro Neto e Jorge Nuno Silva, Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos, Gradiva, 2004.
  • João Pedro Neto e Jorge Nuno Silva, Jogos: Histórias de Família, Jogos Abstractos, Gradiva, 2006.

Outras actividades que poderão ser integradas nesta actividade

  • Realização de um Campeonato destinado aos estudantes da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora.
  • Visita guiada aos locais onde estão gravados Jogos Matemáticos nas pedras da cidade de Évora.
  • Elaboração de materiais e de uma eventual exposição em Évora sobre Jogos Matemáticos.
  • Visita à exposição Jogos matemáticos através dos tempos no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
  • Realização de palestras por oradores convidados de mérito reconhecido na área dos Jogos Matemáticos.

CRONOGRAMA

Sessão Duração Conteúdos
3h
(14h-17h)
Introdução, enquadramento histórico, importância dos Jogos Matemáticos.
Análise do jogo “Konane”, regras do jogo, estratégias básicas.
Análise do jogo “Rastros”, regras do jogo, estratégias básicas.
3h
(14h-17h)
Análise do jogo “Gatos e Cães”, regras do jogo, estratégias básicas.
Análise do jogo “Avanço”, regras do jogo, estratégias básicas.
Responsáveis
Sandra Vinagre (coordenadora)

Professora Auxiliar da Universidade de Évora

António Manilhas

Professor na EBI de André de Resende de Évora

Público Alvo

Estudantes da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora do pólo de Viana do Alentejo

Local Évora - Universidade de Évora - Palácio Vimioso - Sala 030
Hora 14:00 às 17:00
Parceiros
Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Condições de participação
 

Inscrição

Para se inscrever ou consultar o estado da sua inscrição tem de entrar ou registar-se.

Próximas actividades

Não existem actividades marcadas!