home / Divulgações / IV Seminário do Projecto de Investigação

IV Seminário do Projecto de Investigação

Exposição e Seminário de Encerramento do Projecto de Investigação "Arqueologia das Aprendizagens no Concelho de Alandroal"

27 de Novembro | 15 horas | Auditório do Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal

UMA DÉCADA DE APRENDIZAGENS EM ALANDROAL:

OS RESULTADOS DE UM PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

No próximo domingo, dia 27 de Novembro, a partir das 14 horas, realizar-se-á, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, o Seminário de Encerramento do Projecto de Investigação Arqueologia das Aprendizagens no concelho de Alandroal, que foi promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e coordenado pelo Prof. Doutor Bravo Nico.

A pesquisa, que decorreu entre Janeiro de 2008 e Outubro de 2011 e envolveu uma equipa de cerca de 20 investigadores, inquiriu 330 instituições e 1059 adultos do concelho de Alandroal, tendo identificado um universo de 745 aprendizagens institucionais e 2823 aprendizagens pessoais, na década que decorreu entre 1997 e 2007. A fotografia pormenorizada desta realidade irá ser apresentada, durante o Seminário, através de uma Exposição, da realização de uma Conferência e da apresentação de um livro.

A pesquisa envolveu uma parceria institucional onde cooperaram a Universidade de Évora, a Câmara Municipal de Alandroal (e as seis Juntas de Freguesia do concelho: Juromenha, Capelins, Terena, Santiago Maior, São Brás dos Matos e Nossa Senhora da Conceição), a Direcção Regional de Educação do Alentejo, a Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, o Instituto Português da Juventude, a SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário e o Grupo de Comunicação Social Diário do SUL.

Como principais resultados deste projecto de investigação científica destacam-se a realização de 3 teses de doutoramento (2 já concluídas e 1 em curso) e de 8 dissertações de mestrado (4 já concluídas e outras 4 em curso). Os investigadores divulgaram, alguns dos resultados da pesquisa em Congressos Científicos realizados em Portugal, Brasil Espanha e França.

publicada a: 2011/11/27