home / Notícias / Arqueologia das Aprendizagens

Arqueologia das Aprendizagens

Decorreu no dia 27 de Novembro de 2011, No Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, o Seminário de encerramento do Projecto de Investigação Arqueologia das Aprendizagens no concelho de Alandroal, que foi promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Na sessão esteve presente cerca de uma centena de participantes, entre residentes de Alandroal, estudantes e investigadores da Universidade de Évora, autarcas e entidades parceiras.

Na iniciativa, intervieram, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal (Mestre João Grilo), o Vice-Reitor da Universidade de Évora (Prof. Doutor José Manuel Caetano), a Directora Regional de Educação do Alentejo (Dra. Maria Reina Martín), a Delegada Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e da Formação Profissional (Dra. Ana Duarte), o Director do CIEP (Prof. Doutor António Borralho) e o Investigador-Responsável do projecto (Prof. Doutor Bravo Nico). No seminário, estiveram, também, presentes alguns dos autarcas das 6 Juntas de Freguesia (Juromenha, Capelins, Terena, Santiago Maior, São Brás dos Matos e Nossa Sra. da Conceição) e representantes da SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário e do Jornal Diário do SUL, parceiros institucionais do projecto.

De acordo com o Investigador-Responsável do projecto, Prof. Doutor Bravo Nico, a pesquisa desenvolveu-se entre Janeiro de 2008 e Outubro de 2011 e envolveu uma equipa de aproximadamente 20 investigadores. No total, foram inquiridas 330 instituições e 1059 adultos residentes no concelho de Alandroal, tendo sido identificado um universo de 745 aprendizagens institucionais e 2823 aprendizagens pessoais, no período em estudo - a década de 1997-2007. Foi, ainda, referido que, no âmbito da pesquisa, foram concretizadas 3 teses de doutoramento (2 já concluídas e 1 em curso) e 8 dissertações de mestrado (4 já concluídas e outras 4 em curso).

A seguir à apresentação dos principais resultados do projecto, foi assinado um novo Protocolo entre a Autarquia alandroalense e a Universidade de Évora, dando, assim, continuidade a um trabalho de cooperação entre a autarquia e a Universidade, no sentido de proceder à revisão da carta educativa do concelho e do acompanhamento científico e técnico da implementação da mesma, nos próximos 18 meses.

De modo genérico, este projecto que assumiu contornos singulares, pois permitiu: (i) aprofundar as relações entre o território/comunidades locais e a academia eborense; (ii) envolver os estudantes de formação inicial e de pós-graduação, em especial da área das Ciências da Educação, no processo de investigação; (iii) demonstrar o potencial educativo das instituições existentes no concelho de Alandroal; (iv) compreender a forma e os meios que as pessoas utilizam para concretizar as suas aprendizagens, particularmente as que ocorrem nos espaços não formais e informais; (v) a importância do trabalho em rede entre as estruturas regionais, as comunidades, a universidade e a sociedade civil, no seu todo.

No final do seminário, foi oferecido, a cada participante, um livro com os resultados do projecto, o qual foi editado pela Edições Pedago.

Veja a foto-reportagem.

publicada a: 2011/11/28