home / Notícias / Conferência 1 – Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida

Conferência 1 – Políticas de Educação e Formação ao Longo da Vida

Aula Aberta (Conferência 1) integrada no Ciclo de Conferências de Educação Comunitária (2ª Edição)

Decorreu, no dia 03 de Outubro de 2011, no Departamento de Pedagogia e Educação (Colégio Pedro da Fonseca), entre as 15h e as 17 horas, a Aula Aberta (Conferência 1) que faz parte da 2ª edição do Ciclo de Conferências de Educação Comunitária, do semestre ímpar (a 1.ª edição realizou-se no semestre par, do ano lectivo anterior).
Esta aula contou com a presença de Lurdes Pratas Nico, Professora Convidada no Departamento de Pedagogia e Educação.

A sessão tinha como destinatários os alunos das Ciências da Educação, inserindo-se nos respectivos planos de aula, mas aberta a toda a comunidade educativa e à sociedade civil. Nela, participaram cerca de 3 dezenas de participantes, entre estudantes da Licenciatura e Mestrado em Ciências da Educação e cidadãos interessados pelo tema em debate.

Neste espaço de debate e reflexão, debateu-se o papel da educação e da formação ao longo da vida; descreveu-se o papel de organismos internacionais como a UNESCO, na difusão e afirmação da aprendizagem ao longo da vida como uma ferramenta indispensável, na actual sociedade do conhecimento em que vivemos. Em Portugal, na última década, foram dados passos significativos nessa área, problematizando-se a questão das aprendizagens não formais como parte integrante dos currículos actuais da educação e formação de adultos. No final, foi aberto um espaço de debate e nele os estudantes colocaram questões.

Veja a foto-reportagem

publicada a: 2011/10/10