home / Notícias / Conferência - "O bioma da Caatinga: flora, fauna e ação humana"

Conferência - "O bioma da Caatinga: flora, fauna e ação humana"

Conferência no âmbito da Unidade Curricular de Ambiente e Desenvolvimento em Zonas Tropicais, do Curso de Geografia Universidade de Évora, aberto a todos os interessados na temática.

Título: “O bioma da Caatinga: flora, fauna e ação humana”

Resumo: Nesta conferência será abordado dentre outros, aspectos relativos à flora, fauna e a ação humana, neste bioma exclusivamente brasileiro. Caracterizado por sua vegetação predominantemente xerófila, decídua, que permanece verde durante a estação das chuvas e perde suas folhas a medida que se acentua o período de estiagem, grande parte do patrimônio biológico dessa região não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo além do Nordeste do Brasil. Embora, ameaçado, grande é a sua riqueza, desmistificando o conceito de que este bioma é estéril e pobre em biodiversidade.

Conferencista: Professor Doutor Petrónio Emanuel Timbó Braga

(Professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará, Brasil. Professor do Curso de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e Professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-Mestrado acadêmico/CAPES/UVA/EMBRAPA Caprinos e Ovinos. Na Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA exerceu várias funções administrativas, como: Pró-Reitor de Articulação Regional e Assuntos Estudantis; Pró-Reitor de Ensino de Graduação; Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Foi Conselheiro-Titular do COEMA-Conselho Estadual do Meio Ambiente da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE). Atualmente é membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-BASis do Ministério da Educação/MEC; consultor ad hoc de revistas científicas, Coordenador de área do Programa PIBID/UVA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Data: 7 de novembro de 2013, às 10 horas

Local: Anfiteatro 1, Colégio Luís António Verney, Escola de Ciências e Tecnologia (ECT)

publicada a: 2013/11/03