home / Notícias / Dia da Escola Popular da Universidade de Évora

Dia da Escola Popular da Universidade de Évora

Cerca de duas centenas de participantes oriundos de todos os pólos animaram festivamente esta celebração.

Celebrou-se, no dia 11 de Julho de 2011, o Dia da Escola Popular da Universidade de Évora/Universidade Sénior Túlio Espanca (EPUÉ). A iniciativa decorreu durante todo o dia nas instalações do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora e contou com cerca de duas centenas de participantes oriundos dos 5 pólos da EPUÉ: Évora, Alandroal, Viana do Alentejo, Portel e São Miguel.

Durante a parte da manhã, estiveram a funcionar, em simultâneo, três salas de aula, nos claustros principais do Colégio do Espírito Santo: a Aula de Química, com a Professora Doutora Margarida Figueiredo, do Departamento de Química; a Aula de Física, com o Engº Paulo Canhoto, do Departamento de Física; a Aula da História da Escola Popular, coordenada pela equipa responsável por aquele projecto. Os estudantes da Escola Popular foram circulando pelas salas e participando nas actividades para eles preparadas.

Durante o almoço, ocorreu um franco e participado convívio entre muitos dos participantes, alguns dos quais trouxeram os seus farnéis e tiveram oportunidade de os saborear nas instalações do antigo refeitório.

Durante a tarde, no Auditório Principal da Universidade de Évora as actividades iniciaram-se com a realização de uma pequena Cerimónia Protocolar, presidida pelo Reitor da Universidade de Évora (Professor Doutor Carlos Braumann) e onde estiveram presentes os Presidentes das Câmaras Municipais do Alandroal (Dr. João Grilo), de Viana do Alentejo (Dr. Bengalinha Pinto) e de Portel (Prof. Norberto Patinho) e o Director da Escola Popular da Universidade de Évora (Prof. Doutor Bravo Nico).

Seguidamente decorreu a grande gala da Escola Popular, na qual participaram muitas dezenas de estudantes e onde foram apresentados alguns dos resultados do trabalho e das aprendizagens realizadas ao longo do ano lectivo. Pelo palco passaram o grupo de ginástica da Escola Comunitária de São Miguel de Machede, o Grupo de Saúde Sénior de Viana do Alentejo, os alunos da Aula de Pintura de Portel e o Grupo de Teatro de Alandroal, entre muitos outros.

De acordo com o Director da Escola Popular da Universidade de Évora, Prof. Doutor Bravo Nico, a iniciativa foi um sucesso absoluto e superou completamente as expectativas iniciais. Na realidade, segundo a opinião daquele responsável académico, a Escola Popular da Universidade de Évora/Universidade Sénior Túlio Espanca, ao ser, actualmente, um projecto em rede, de âmbito que se pretende regional, e ao envolver uma larga parceria que envolve a Universidade de Évora, as Câmaras Municipais e outras instituições locais, é um projecto único no país e constitui uma nova realidade, no âmbito da Educação de Adultos.

Os estudantes da Escola Popular da Universidade de Évora vão agora para as suas, merecidas, férias enquanto os responsáveis pela instituição se encontram já a elaborar o projecto educativo do próximo ano lectivo (2011/2012).

Veja a foto-reportagem

publicada a: 2011/07/12