home / Notícias / Educação de quem não frequentou a escola

Educação de quem não frequentou a escola

Decorreu, no dia 5 de Dezembro de 2011, entre as 15 e as 17h, no auditório do Colégio Pedro da Fonseca, a 5ª Conferência do Ciclo de Conferências organizada no âmbito da actividade da Escola Popular da Universidade de Évora.

Esta Conferência teve como tema “A Educação de quem não frequentou a escola” e foi preferida pela Prof.ª Doutora Luísa Carvalho, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Portalegre.

A Profª Luísa Carvalho falou sobre a sua tese intitulada “A aprendizagem de indivíduos não alfabetizados pertencentes a comunidades com elevados índices de analfabetismo”, que assumiu, como objectivo central, a identificação e caracterização de eventuais estilos de aprendizagem existentes em comunidades com elevadas taxas de analfabetismo no concelho de Alandroal, tendo-se centrado nos processos de aprendizagem de indivíduos analfabetos de seis localidades do território em causa.

A docente explicou à assistência que a sua investigação assumiu o formato de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional, com recurso a procedimentos quantitativos e qualitativos. A análise descritiva e inferencial que efectuou veio corroborar a hipótese de que o facto de os indivíduos residirem em comunidades com características geográficas, culturais, económicas e sociais específicas terá, eventualmente, conduzido ao desenvolvimento de determinados saberes/maneiras de fazer que se traduziram em eventuais estilos locais de aprendizagem. Pela sua localização geográfica e pelas dinâmicas comunitárias existentes, a singularidade do processo de aprendizagem dos inquiridos analfabetos das localidades de Ferreira de Capelins e de Juromenha, apresentaram especial relevância.

A assistir à conferência estiveram presentes, aproximadamente, 5 dezenas de participantes, entre estudantes da formação inicial e de pós-graduação e docentes do Departamento de Pedagogia e Educação.

Esta Conferência encerrou o Ciclo de cinco Conferências organizadas e concretizadas para este semestre.

Veja a foto-reportagem

publicada a: